coluna vertebral

5 cuidados que pessoas mais velhas devem ter com a coluna vertebral

A coluna vertebral é uma estrutura óssea composta por vértebras, espaçadas por estruturas cartilaginosas denominadas discos e envoltas também em cartilagem, para a absorção de impactos advindos da movimentação.

Com o avançar da idade, as cartilagens que envolvem as vértebras que amortecem os impactos entre elas se desgastam e desidratam, aumentando as chances de episódios de inflamação e propensão a lesões. Para saber como evitar dor na coluna e ter maior qualidade de vida, confira os 5 cuidados descritos a seguir.

Cuidados com a coluna vertebral

1 – Boa postura e exercícios para fortalecimento muscular

Fortalecer a musculatura da região da coluna é muito importante para que a parte óssea não absorva todo o impacto dos movimentos e também para prevenção de dor e problemas degenerativos.

Além da prática correta de exercícios regulares de fortalecimento, é importante manter boa postura ao caminhar, se sentar, dormir, praticar exercícios, enfim, por todo o tempo. A postura e os alongamentos ajudam a manter maior qualidade de vida, evitando acometimentos na locomoção do indivíduo.

2 – Controle do peso

Para evitar sobrecargas nas vértebras, que poderão levar a problemas dolorosos, é importante que o indivíduo esteja atento ao seu peso. É essencial evitar sobrepeso e obesidade para ter uma coluna saudável. Uma boa nutrição e exercícios físicos regulares são fundamentais para o controle do peso e manutenção da saúde do idoso como um todo.

3 – Exames regulares e reposição de cálcio e vitaminas

É importante que pessoas mais velhas estejam sempre atentas aos níveis de vitaminas, cálcio, colesterol e outros indicativos de que algo pode não estar bem. É essencial, por exemplo, manter o cálcio e a vitamina D em bons níveis para evitar doenças como a osteoporose, que pode gerar graves danos na coluna e prejudicar a qualidade de vida do idoso.

4 – Peso excessivo e esforços repetitivos

O metabolismo e a resistência das vértebras de pessoas mais velhas não são mais os mesmos de quando tinham 20, 30 anos. Por isso, é preciso tomar cuidado dobrado ao carregar peso e fazer esforços repetitivos, evitando sobrecargas e possíveis lesões como hérnia de disco e fratura vertebral, que podem causar muita dor e até impedir o idoso de realizar atividades do dia a dia.Os impactos do dia a dia são menos sentidos se a coluna estiver fortalecida.

5 – Um bom colchão faz diferença

Passa-se um terço da vidas deitado, dormindo. Sabendo disso, é importante investir em um bom colchão, com a densidade adequada para o peso do indivíduo que irá dormir nele e as adaptações anatômicas necessárias para um bom descanso em uma postura correta. Dessa forma, a musculatura não é forçada a compensar as más posições e os desgastes da coluna vertebral são menores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe