ansiedade e dor lombar

Ansiedade e dor lombar: qual a relação?

A dor nas costas é um sintoma muito comum no mundo todo, principalmente nos países industrializados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 7 em cada 10 pessoas irão experimentar este desconforto em algum momento da vida. Embora este seja um indício de mais de 50 tipos de doenças, existe uma forte ligação entre a ansiedade e a dor lombar, você sabia?

Entenda melhor a relação entre as doenças, a seguir.

Quais são os sintomas da ansiedade?

A ansiedade enquanto transtorno mental se diferencia de uma simples preocupação no trabalho ou na família. Ela pode durar meses e até anos! Em alguns casos, pode ser difícil manter a rotina de vida normal. Todos esses elementos caracterizam o transtorno de ansiedade. Nesse caso, a maior parte dos pacientes pode sofrer com sensações semelhantes, que incluem:

  • pânico e medo acima do normal;
  • tensão;
  • nervosismo;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • suor aumentado;
  • tremores;
  • dificuldade de concentração;
  • insônia;
  • alterações gastrointestinais, como prisão de ventre ou diarreia;
  • transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • comportamento repetitivo;
  • estresse pós-traumático;
  • ataques de pânico, como medo de morrer, tontura, náuseas, etc.

As causas do transtorno de ansiedade são variadas. Portanto, se você identificar qualquer um dos sintomas acima, procure um médico psiquiatra para uma avaliação detalhada. 

Sintomas da dor lombar

A região lombar corresponde à parte inferior das costas, próxima às nádegas. Ela suporta o peso da parte superior do corpo e possibilita os movimentos de flexão e torção dos quadris. Além disso, a lombar estabiliza a coluna vertebral e é composta por nervos responsáveis pela sensibilidade da pelve, pernas e pés. 

Devido à complexidade dessa área, a manifestação de dor é variada. Por exemplo, o incômodo pode ser leve ou tão agudo a ponto de gerar incapacidade laboral. Outras características que podem acompanhar a dor lombar incluem:

  • sensação de ardência na lombar;
  • dor irradiada para as pernas;
  • dormência e formigamento;
  • espasmos ou tensão muscular na lombar, quadril e pélvis;
  • dor que piora ao sentar-se, ou ao ficar de pé;
  • dificuldade para caminhar ou levantar-se.

Além dessas características, a dor lombar pode se manifestar de repente e cessar em poucos dias, ou pode durar meses. No último caso, chamamos de dor crônica. 

Por fim, as causas da dor lombar também são variadas e podem estar relacionadas a dezenas de doenças. Porém, ela também pode estar ligada à ansiedade. Vamos entender quando uma se relaciona com a outra, a seguir.

Quando ansiedade e dor lombar estão relacionadas?

A relação de causa e efeito entre a dor lombar e ansiedade ainda não é totalmente clara, mas já foi observada em diversas pesquisas. Para se ter uma ideia, uma em cada três consultas envolvendo a dor lombar termina sem um diagnóstico específico nos atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS) no país.

Outro dado interessante é que uma em cada seis consultas médicas com o mesmo fim é concluída como Sintoma sem Explicação Médica (SEM). Esses dados foram revelados no artigo Dor lombar e Transtornos Mentais Comuns na Estratégia Saúde da Família: Uma Associação Pouco Reconhecida, publicado pela Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade em 2018.

Conforme a publicação, foram ouvidos 1.857 pacientes com queixas de dores lombares entre 2009 e 2010. O resultado da pesquisa concluiu haver uma forte relação entre queixa de dor lombar (sem diagnóstico médico) com a presença de ansiedade e somatização. Por outro lado, o mesmo estudo não identificou a mesma relação entre a dor e a depressão.

A Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, também dedicou atenção a este tema. O estudo buscou pacientes com queixas de dor lombar em 43 países, incluindo o Brasil. Os pesquisadores observaram que indivíduos com o sintoma agudo na coluna apresentavam duas vezes mais chances de ter alterações mentais, como ansiedade, depressão e psicose. Já os pacientes com dor lombar crônica apresentaram risco três vezes maior para esses distúrbios mentais. 

Mas, por que pacientes com dores nas costas podem apresentar ansiedade, ou vice-versa?

Acredita-se que a dor nas costas pode ser causa ou consequência da ansiedade. Por exemplo, pacientes com transtorno de ansiedade sofrem de tensão muscular, que, por sua vez, pode causar dor nas costas. 

Outro indício seria a mudança de comportamento do indivíduo ansioso, como se manter sentado e com postura desleixada por mais tempo, além de serem fisicamente inativos. Além disso, o transtorno de ansiedade pode gerar hipersensibilidade, responsável pela percepção mais forte de dor. Por outro lado, pacientes com dores crônicas nas costas também podem sofrer de ansiedade devido à dificuldade de locomoção, causada pelo sofrimento físico.

Quer saber mais dor lombar? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe