coluna vertebral

6 mitos e verdades sobre a coluna vertebral

Os problemas na coluna estão dentre aqueles com maior incidência em todo o mundo. Para se ter ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% das pessoas sofrerão com algum tipo de dor na região ao menos alguma vez na vida. No Brasil, problemas relacionados a essa parte do corpo são a principal causa de afastamento do trabalho.

Assim, como em todos os tópicos relacionados à saúde, a prevenção é sempre a melhor opção. Mas, para que as pessoas possam realizá-la de maneira correta, é necessário que saibam o que é o que não é verdade a respeito da temática, e é justamente isso que será abordado neste artigo.

Mitos e verdades relacionados à coluna vertebral

  1. Dores na região têm origem genética

Trata-se de uma meia verdade, pois, apesar de alguns problemas na coluna vertebral poderem ter causa hereditária, na grande maioria dos casos, as dores são causadas por fatores externos, relacionados ao estilo de vida e aos hábitos da pessoa.

  1. Dores persistentes requerem cirurgia

Trata-se de outra meia verdade, pois, apesar de em alguns casos mais graves a cirurgia ser, sim, necessária, na grande maioria das situações, é possível obter uma melhora significativa do quadro ou mesmo a resolução completa dele por meio de mudanças nos hábitos, como perdendo peso e praticando exercícios físicos.

  1. Grávidas estão mais propensas ao problema

Verdade. Com a gravidez, além do aumento do peso corporal da gestante, o corpo passa por diversas mudanças, que podem sobrecarregar em especial a região da lombar. Para amenizar as dores, algumas atitudes simples podem ser tomadas, como deitar lateralmente com os joelhos dobrados e colocar um travesseiro entre os mesmos.

  1. Pacientes com hérnia de disco devem operar

Parcialmente verdade. Em alguns casos, a operação é, sim, necessária, mas, em outros, é possível utilizar técnicas muito menos invasivas para devolver, mesmo que parcialmente, a qualidade de vida do paciente. A maioria dos casos não é cirúrgica.

  1. Dor na coluna tem relação direta com a idade

Mito. Muitos acreditam que, com o passar da idade, as chances de desenvolvimento de algum problema na região aumentam, mas isso não é necessariamente uma verdade. Um estudo bibliográfico realizado em 2012 concluiu que essa relação entre idade e dor não só não existe como mostrou também que idosos têm menores chances de apresentar dores em comparação com as pessoas com a média de idade da população.

  1. A coluna deve sempre estar ereta

Parcialmente verdade. Apesar de essa ser a posição mais indicada para a coluna, nunca se deve passar muito tempo na mesma posição. Por isso, mesmo mantendo a coluna ereta, é preciso mudar de posição pelo menos a cada 2 horas, por exemplo, dando uma volta pelo escritório ou fazendo um alongamento simples.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe