Tendinite do músculo rombóide

Tendinite do músculo rombóide: sintomas e tratamentos

Os músculos romboides estão localizados na parte superior das costas (dorso) e entre as omoplatas. Sua função é possibilitar os movimentos do ombro e dos braços, principalmente para a elevação dos membros superiores acima da cabeça. Os romboides também auxiliam na manutenção da postura correta da coluna. 

Assim, quando ocorre um estiramento do músculo, comum em alguns tipos de esportes, temos uma tendinite romboide. Vamos entender mais sobre esta lesão, a seguir.

Sintomas da tendinite do músculo romboide

Em primeiro lugar, o principal sintoma da tendinite, ou lesão romboide, é a dor na parte superior da coluna. Outros sinais que caracterizam este tipo de lesão são os espasmos e a tensão muscular nas omoplatas, por exemplo.

Quando esse tipo de tendinite evolui para um quadro grave, o paciente pode perceber a presença de hematomas, inchaço ou nódulo na região. Outro sinal do problema é uma dor que piora ao movimento e até mesmo ao respirar. 

Principais causas da tendinite romboide

A causa mais comum da tendinite romboide é o uso excessivo deste músculo, ou movimentos abruptos, como elevar o braço acima da cabeça de forma descuidada.

Carregar objetos com peso excessivo, como bolsas e mochilas, também pode provocar a lesão. Outros fatores ligados ao problema incluem:

  • postura inadequada e frequente;
  • participar de determinados esportes que forçam essa musculatura, como remo, tênis, golfe, vôlei e similares;
  • falta de aquecimento físico antes da prática de esportes;
  • sedentarismo;
  • envelhecimento.

Quais são os tratamentos indicados?

Primeiramente, ao perceber a dor na região do músculo romboide que não cessa, o que se deve fazer é procurar por um médico especialista em coluna. O profissional fará a análise clínica e exames para detectar a real causa do sintoma. 

Assim, com o diagnóstico da tendinite confirmado, o primeiro passo terapêutico é o repouso e uso de compressas de gelo. Medicamentos anti-inflamatórios contribuirão para a melhora da dor e do quadro geral em alguns dias. Lembrando que o uso de medicamentos deve ser feito apenas com a recomendação do seu médico.

Em alguns casos, pode ser necessário seguir com sessões de fisioterapia e massagem terapêutica. Essas técnicas podem reduzir a tensão do músculo lesionado, além de fortalecer a região. 

Por fim, a tendinite no músculo romboide que não recebe tratamento pode evoluir para uma lesão crônica e de tratamento mais complexo. Nos casos mais graves ( que são muito raros), pode haver ainda a ruptura do tendão que compõe essa região, tratável apenas com intervenção cirúrgica. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião de coluna vertebral em Cuiabá!

O que deseja encontrar?

Compartilhe